Alunos da Apae de Caraguatatuba visitam exposição ‘Origens Nativos’ na Secretaria de Turismo



Fotos: Cláudio Gomes/PMC




Alunos da Apae de Caraguatatuba visitam exposição ‘Origens Nativos’ na Secretaria de Turismo




Um grupo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caraguatatuba, constituído por sete alunos, uma professora e uma monitora, visitou nesta quarta-feira (21/06) a exposição ‘Origens Nativos’, na sede da Secretaria Municipal de Turismo.




Apresentando a exposição aos visitantes estava a ceramista Cláudia Canova, do grupo Ubuntu Caraguá, idealizador da ‘Origens Nativo’. Ela, em uma linguagem bem didática, explicou cada objeto exposto ao grupo, contando as técnicas indígenas usadas na elaboração das peças e o uso de cada utensílio.




Para o secretário Cristian Bota é uma alegria receber alunos daqui de Caraguatatuba na Secretaria de Turismo. “A exposição mostra um pouco das tradições indígenas e da nossa história. É muito válida para enriquecer ainda mais a cultura dos estudantes e professores”, comenta.




Segundo a professora responsável pelo grupo da Apae, Fabiene Aparecida Lesther Leão, levar os alunos para visitar a exposição é uma forma de levar conhecimento sobre o universo indígena.




A monitora Marina Santos conta que os alunos ficaram muito felizes com o passeio, pois no grupo há escultores, desenhistas e até uma ‘crocheteira’. “Para eles, que também fazem suas artes, conhecer o trabalho artístico dos índios, é um novo aprendizado”, explica.




O aluno Édson Antunes dos Santos adora fazer peças com argila e ficou encantado com a exposição. “Achei muito legal, aprendi bastante coisa, farei uma escultura de índio”, comentou.




A exposição ‘Origens Nativos’ fica no saguão de entrada da Secretaria de Turismo (Setur), situada à Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, no Centro.




Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:

O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.

Comentários