Professores alfabetizadores conhecem histórias da cultura indígena que inspiraram obras do artista Carlo Cury




Fotos: Gustavo Grunewald/PMC



Professores alfabetizadores conhecem histórias da cultura indígena que inspiraram obras do artista Carlo Cury

A manhã desta segunda-feira (24) foi de aprendizado para os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba. Os docentes visitaram o ateliê do artista Carlo Cury, onde conheceram um pouco mais do processo de criação das cerâmicas que compõem a exposição Origens Nativos.

A professora do Apoio Pedagógico, Érika Miskolci, explicou que o tema Índios está na grade curricular dos alunos do 1º ano. “Como o Professor Carlo Cury conhece muito da cultura indígena, tanto caiçara quanto brasileira, foi convidado pela Secretaria de Educação para enriquecer a formação docente, tanto na teoria quanto na prática”, explicou Érika.

No estúdio de criação, no bairro Martim de Sá, o grupo pode conhecer um pouco sobre os vários formatos das peças indígenas, suas pinturas, rituais, tinturas e cores, técnicas, crenças espirituais, entre outros aspectos, das tribos Krahô, que vivem nos municípios de Goiatins e Itacajá no estado do Tocantins; Terena, em Miranda, no Mato Grosso do Sul, Kadiwéu, em Bodoquena, também no Mato Grosso do Sul, por onde Cury esteve.

“A arte indígena é feita pelo coletivo, retrata o grupo e é de uma riqueza sem tamanho. Tive o privilégio de conhecê-la e tenho a missão de transmitir o que vi e aprendi. Para mim é uma grande satisfação apresentá-la aos alunos e professores”, afirmou Cury.

As professoras Vanda Mendes, EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes no Barranco Alto, e Edna Maria Santos, da EMEF Prof Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim, consideraram a capacitação muito relevante. “Aprendemos muita coisa que não sabíamos sobre a cultura indígena brasileira e poderemos repassar aos alunos nesse semestre letivo”, disse Vanda.

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