EXPOSIÇÃO A GRANDE MALOKA

Grupo Ubuntu Caraguá - ceramistas convida para a exposição "A Grande Maloca".

Venha conferir! 😁
Mais informações: (12) 3974

A Fundação Cultural vai receber a exposição "A Grande Maloca".

A Exposição Origens Nativos, criada pelo grupo Ubuntu Caraguá - Ceramistas, apresenta, em Paraibuna “A Grande Maloca”, um conjunto de 32 máscaras, 9  objetos e 1 foto. Trata-se de uma faceta do projeto homônimo, que inclui a produção de máscaras das 305 etnias brasileiras, além de peças em cerâmica .

A pergunta básica que motiva o grupo é: Quais são as nossas origens? Num país colonizado como o Brasil, muitas vezes são negligenciados os povos autóctones. Os indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses são fundamentais sob diversos aspectos, como a criação de objetos utilitários e obras de arte.

O objetivo da exposição é o resgate de saberes e a apresentação ao público de elementos ora em extinção, ora em ressignificação. A modelagem cuidadosa e a coloração com o uso do engobe, um tipo de óxido, são alguns dos recursos utilizados para gerar no público a percepção de estar em contato direto com as diversas culturas de um Brasil.

Os trabalhos apresentados, nesta jornada pelo universo dos índios brasileiros, permitem que a cultura nacional mantenha a sua riqueza e a difunda das mais variadas maneiras, pois somente no respeito e na divulgação da diversidade é que será construída a educação ampla e inclusiva, tão propalada e nem sempre praticada.

Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.








Comentários