CARLO CURY – Uma liderança artística em Caraguatatuba




Jornal Azul Marinho


23 DE MARÇO DE 2019 
UM COMENTÁRIOEM COLUNA ARTE COM SARA GOLDMAN BELZ
Coluna Arte com Sara Goldman Belz




Conheci Carlo Cury no MACC, logo que me tornei Curadora do Museu.

Ele e seu grupo de ceramistas fizeram uma bela exposição no Museu.

Ao visitar uma Abertura de forno em seu espaço, fiquei encantada com os fornos, com a acolhida e com seu magnífico jardim de plantas exóticas.

A formação do seu grupo UBUNTU me sensibilizou pela união dos ceramistas de todo o vale e do litoral norte.

Fiquei encantada também com a exposição RETÁBULOS, onde belíssimos oratórios foram criados por todos os ceramistas.

Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.

Ele é idealizador do projeto ‘Olhares Poéticos sobre o meio ambiente, que leva educação gratuita de arte a alunos da rede pública de ensino desenvolvido nas cidades de e São Paulo e em Caraguatatuba.

Radicado em Caraguatatuba desde 2009, em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pôde aprofundar seus diálogos com o tridimensional.

Tem realizado exposições individuais e coletivas, tanto em Caraguatatuba como nas cidades do Vale do Paraíba e Baixada Santista, além de Santarém no Pará.
Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”, no qual são estudadas as heranças indígenas, africanas e caiçaras.

Na questão indígena, tem realizado pesquisas sobre a cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas do Peru.
Seu mais recente projeto é transferir este conhecimento a ceramistas de Santarém e posteriormente para colegas do litoral norte e Vale.

Sua produção inclui peças artísticas, utilitárias e figurativas podendo ser citadas as exposições; Maria Mãe de Todos; já exibida em Caraguatatuba e a exposição, Testemunho de Religiosidade, a ser inaugurada em maio deste ano na nossa cidade.



Sara Goldman Belz

Artista plástica e multimídia / Curadora Presidente de Honra da APAP



*Foto: Juan Carlos Nandez.

Comentários