Grupo Ubuntu participa de homenagem aos povos originários no mês do bicentenário da Independência em Piraju
#PraTodosVerem: Integrantes do Grupo Ubuntu, Lu Chiata, Carlo Cury e Claudia Canova posam juntos para foto com peças da exposição ‘A Grande Maloca’ (Foto: Divulgação)
No mês do bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, o Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, composto pelos artistas plásticos Carlo Cury, Cláudia Canova, Lu Chiata e Zandoná participam do evento ‘Origens Nativos, Relembrando Nossas Origens’, com as exposições ‘Fazeres na Tradição em Cerâmica’ e ‘A Grande Maloca’, na cidade de Piraju, região do Vale do Paranapanema, em São Paulo, conhecida pela riqueza de seus sítios arqueológicos e por já ter sido habitada pelos Caiuás.
‘Origens Nativos, Relembrando Nossas Origens’ é um evento que tem como objetivo a valorização da cultura indígena em seus diversos aspectos, tanto emocional quanto racional e cultural, além de prestar homenagem àqueles que formaram as primeiras nações no continente americano.
A abertura do evento será realizada nesta sexta-feira (2), a partir das 16h, na Casa da USP/Centro de Arqueologia Ambiental ‘Mário Neme’, com uma Roda de Conversa com o Grupo Ubuntu sobre: ‘Arte e cerâmica indígenas, turismo e cultura’.
Em paralelo serão inauguradas as exposições ‘Pré-história Pirajuense’, que traz peças de sítios arqueológicos do município, e a mostra ‘Fazeres na Tradição em Cerâmica’, do Ubuntu, que tem como temática a cerâmica indígena, tanto das etnias que ainda produzem, como das que deixaram de produzir, e também das já extintas. Ambas as exposições podem ser visitadas gratuitamente até o dia 3 de novembro.
Composta por um conjunto de 32 máscaras e oito objetos de criação, ‘A Grande Maloca’ é fruto de um projeto homônimo que busca realizar a produção de máscaras das 305 etnias brasileiras, além de peças em cerâmica. Aberta à visitação no Centro de Convenções ‘Dr. Richardson Louzada’, a partir de segunda-feira (5), ‘A Grande Maloca’ pode ser visitada gratuitamente até dia 4 de novembro.
Para Carlo Cury, natural de Piraju e integrante do grupo Ubuntu, “um evento como este, de valorização da cultura ancestral, é de extrema importância para o fortalecimento na luta indígena pela preservação de sua história, fazeres e saberes. Agradeço à Fundacc e a prefeitura de Caraguatatuba por todo o apoio, e também à prefeitura de Piraju pela iniciativa e valorização da história dos povos originários”, destacou.
Em novembro, durante o encerramento do evento, Cury também participará de um encontro com o tema ‘Introdução ao Artesanato em Cerâmica’, onde compartilhará suas vivências, além de apresentar técnicas e ideias que poderão ser desenvolvidas por outros artistas locais.
O evento ‘Origens Nativos, Relembrando Nossas Origens’ ocorre por meio da parceria inédita do Departamento de Cultura de Piraju com a FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, SEBRAE – Regional de Ourinhos, Grupo Ubuntu, Loja Maçônica Cavalheiros do Sul e Universidade de São Paulo/Casa da USP.
Serviço
Projeto ‘Origens Nativos, Relembrando Nossas Origens’
Período: de 02/09 a 04/11/2022
Evento Gratuito
Local: Casa da USP/Centro de Arqueologia Ambiental “Mário Neme” e Centro de Convenções “Dr. Richardson Louzada”
Mais informações: (14) 3305-9048
Comentários
Postar um comentário