Em parceria com Grupo Ubuntu, alunos da rede municipal seguem a todo vapor na confecção das ‘Caixas de Saberes e Fazeres’





Foto: Drielly Leite






Em contagem regressiva para o aniversário de 166 anos de Caraguatatuba, os alunos da rede municipal seguem a todo vapor na confecção das ‘Caixas de Saberes e Fazeres’ que serão apresentadas ao público em uma grande exposição comemorativa na sede da Secretaria de Turismo em abril.

O projeto tem autoria do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, integrado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, e ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Turismo e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Desenvolvido em sala de aula com o apoio dos professores de artes, o projeto conta com 11 escolas participantes, dezenas de alunos envolvidos e 17 educadores que, com o auxílio do Ubuntu, estão trabalhando na confecção de um conjunto de caixas surpresas que trarão consigo temas voltados às lendas, festejos e brincadeiras.

De acordo com Laura Vilas Bôas, professora de artes e responsável pela confecção da caixa com os alunos do 9ºB do CIEFI Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, “a proposta [da confecção da caixa surpresa] foi super bem aceita pelos alunos e todos ficaram empolgados com a ideia de explorar novos materiais em sala de aula”.

Além do apoio da professora Laura, os alunos também contam com o suporte do professor Tiago Augusto Brandão, especialista em Arte-Educação e em Curadoria de Museus, que os ajudou na estruturação e montagem da caixa. Brandão também participará da exposição com uma caixa exclusiva, que promete uma dose de saudosismo aos mais velhos e curiosidade à geração tão acostumada aos jogos online.

Para a aluna Ana Carolina Gomes, participar do projeto é “uma maravilha, pois é uma oportunidade de aprender, se entreter e estar com os amigos”.

O projeto ‘Caixas de Saberes e Fazeres’ contará também com a participação do grupo Ubuntu e dos artistas convidados Kadu Lopes Gravato e Daniela Terracine, que elaborarão três caixas que serão construídas a partir de técnicas em cerâmica e outras diversas que, junto às caixas feitas pelos alunos e professores, culminarão em uma grande exposição para o aniversário de Caraguatatuba.

A exposição também circulará pelas escolas participantes, pelas Oficinas Culturais da FUNDACC e, para encerrar o ano, será exibida no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

Comentários