Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas recebe professores da rede municipal e dão início ao projeto ‘Caixas de Saberes’





O Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas promoveu um encontro com professores de artes da rede municipal de ensino, no Espaço Hartãt, para dar início ao projeto ‘Caixas de Saberes’, que ocorre em parceria Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Educação e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Na ocasião, o Ubuntu, integrado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, recebeu 18 professores que trabalharão em sala de aula na elaboração de um conjunto de caixas surpresas, que trarão consigo temas voltados às lendas, festejos e brincadeiras.

Cury explica que, para este segundo encontro com os professores, foram apresentadas sugestões de materiais a serem utilizados, possibilidades e dicas de execução nas ‘Caixas de Saberes’ que serão desenvolvidas junto aos alunos.

No encontro, os ceramistas do grupo também puderam compartilhar um pouco sobre suas trajetórias e trabalhos, tanto relacionados à cultura indígena, africana e caiçara, com direto a demonstração de peças do acervo do ateliê, de forma a evidenciar tanto o processo criativo como a importância dos mitos e ritos dos povos originários.

Além disso, os professores também puderam participar de uma meditação guiada com mantra hindu, mediada por Jessica Rosen e seu instrumento harmônico.

Para além da sala de aula, o projeto ‘Caixa de Saberes’ contará também com a participação do grupo Ubuntu e dos artistas convidados Kadu Lopes Gravato e Daniela Terracine, que elaborarão três caixas que serão construídas a partir de técnicas em cerâmica e outras diversas, que, junto às caixas feitas pelos alunos e professores, culminarão em uma grande exposição com inauguração prevista para o aniversário de Caraguatatuba, em abril, na sede da Secretaria de Turismo. A exposição também circulará pelas escolas participantes, pelas Oficinas Culturais da FUNDACC e, para encerrar o ano, será exibida no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba.

Comentários