Fotos: JC Curtis/Fundacc
As obras são produções de professores de arte, criadores visuais convidados, jovens de escolas municipais do município e artistas do Ubuntu
A Mostra Caixa de Saberes, projeto do Grupo Ubuntu em parceria com artistas, Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Secretarias Municipais de Educação e de Turismo inicia sua itinerância a partir do dia 17 de maio. A retomada das lendas, dos ritos, fazeres e saberes tradicionais ancestrais é o objetivo deste projeto.
Das 31 obras, 25 estarão expostas no Saguão da Secretaria Municipal de Educação e seis peças ficarão expostas no Polo Cultural do Massaguaçu, até o dia 31 deste mês. Na sequência, as Caixas seguem para os Polos Sumaré, Poiares, Perequê e a sede da Fundacc. O conjunto integral das obras voltará a se reunir em uma exposição no MACC, ao final de 2023.
As obras foram expostas na Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba em abril, durante as festividades de aniversário da cidade, com a presença dos artistas, professores e alunos participantes.
Agora, recorte desse conjunto circula pelos espaços culturais da FUNDACC e pela Secretaria de Educação e escolas participantes.
O projeto
Membros do Grupo Ubuntu Caraguatatuba, os ceramistas Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, os artistas convidados Kadu Lopes Gravato e Daniela Terracine, unidos aos professores de arte e seus alunos, multiplicaram o conhecimento, elaboraram as 31 Caixas de Saberes utilizando múltiplas possibilidades de interpretação, materiais e simbologias dentro do tema proposto.
O projeto resultou em um conjunto de trabalhos que leva a uma reflexão e entendimento sobre a cultura regional e nacional, em um contexto ideológico, cultural, artístico e social repleto de tradições a serem resgatadas.
Comentários
Postar um comentário