Espaço Hartãt recebe nova exposição ‘Introspecção de Inverno’ a partir de 21 de junho











Fotos: Espaço Hartãt/Divulgação



Em homenagem ao antigo costume Inca, que celebrava a chegada do inverno com o festival Inti Raymi, o Espaço Hartãt Acervo Indígena abre as portas da Grande Maloca e apresenta a nova exposição ‘Introspecção de Inverno’, que traz réplicas arqueológicas de peças de culturas peruanas, além de obras produzidas pelos artistas plásticos Carlo Cury e Máyy Koffler, bem como sonidos confeccionados pelos alunos do projeto ‘Sonoridade Ancestral Escola’, inspirados nas técnicas cerâmicas pré-hispânicas.

A abertura oficial da mostra ocorre no dia 21 de junho, quarta-feira, a partir das 9h. Já a visitação pode ser feita gratuitamente de segunda a domingo, mediante agendamento prévio com o artista plástico e ceramista Carlo Cury, curador do acervo.

De acordo com Cury, o material apresentado na mostra foi adquirido em viagens feitas ao Peru, onde ele e o agrônomo Claudio Luiz Dias obtiveram, ao longo dos anos, réplicas de peças arqueológicas em cerâmica e peças produzidas por etnias atuais, além de têxteis fabricadas com técnicas ancestrais Incas.

Ministrado pelo ceramista Carlo Cury, o projeto ‘Sonoridade Ancestral Escola’, que foi realizado com o apoio do Edital de Fomento a Projetos Estáveis e Iniciantes proposto pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal, traz sonidos confeccionados por alunos do Ensino Fundamental II do município durante o primeiro semestre de 2023.

E para compor a temporada de inverno, o Espaço Hartãt recebe as obras da ceramista e estudiosa Máyy Koffler, que traz ao público a técnica do paleteado - método de modelagem manual de cerâmica que utiliza paleta e pedra - da cultura pré-hispânica de construção dos objetos cerâmicos.

Com o apoio da Fundacc, e em parceria com o Espaço Hartãt, Máyy Koffler realizará ainda a roda de conversa ‘Paleteado - Um jeito especial de fazer cerâmica’, na terça-feira, dia 20 de junho, às 14h30, na Videoteca Lúcio Braun, em anexo ao MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. A entrada é gratuita e as vagas limitadas, por isso é recomendado chegar com antecedência ao local.

Sobre Máyy Koffler

Nascida no Paraguai, Máyy Koffler viveu durante anos no Uruguai, Peru e em diversas cidades do Brasil, se estabelecendo na cidade de São Paulo, onde completou sua formação em Belas Artes.

De acordo com Máyy, durante os cinco anos em que viveu no Peru, teve seu primeiro contato com a arte cerâmica pré-hispânica, experiência que lhe permitiu mergulhar e descobrir a prática ancestral do paleteado, além da técnica de queima decorativa chamada ‘positivo-negativo’, com possibilidades expressivas fascinantes. Segundo a artista, ambas as técnicas lhe permitiram florescer junto à linguagem expressiva mais contemporânea na arte cerâmica.

“Hoje, 37 anos mais tarde, combino essas técnicas com diversos tipos de massas, como a terracota, porcelana, grés, em diferentes temperaturas que me permitem resultados expressivos de uma riqueza ímpar! Desde então, minha investigação, junto com minha contínua criação, me levam por diferentes caminhos e encontros, onde exponho minha obra cerâmica e também posso transitar pelo caminho do ensinamento da arte cerâmica no meu atelier, atualmente em Piracicaba, e em diversos órgãos e instituições no Brasil e no Peru”, declarou a artista.

Sobre o Espaço Hartãt

Inaugurado pelo artista plástico e ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Luiz Dias, em 9 de agosto de 2022, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o acervo Hartãt conta com mais de mil peças de 56 etnias, das 305 que foram catalogadas no Brasil, bem como peças de etnias e culturas de outros países da América Latina, como: Peru, Colômbia, Equador Costa Rica, Nicarágua e México. Dentre as peças, existem obras originais feitas pelos indígenas e algumas réplicas produzidas a partir de estudos de arqueologia por mestres ceramistas e pelo grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, ao qual Cury integra junto às artistas plásticas Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná.

A cada três meses, nos solstícios e equinócios, um novo recorte do acervo é apresentado no Espaço Hartãt.

O acervo conta também com um pedido de tombamento junto ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba – CMPCC, para que seja reconhecido como bem de valor histórico e cultural para o município, de forma a ser preservado para a população e gerações futuras.

Serviço

· Exposição ‘Introspecção de Inverno’

Abertura: 21 de junho (quarta-feira), às 9h

Visitação: de segunda a domingo – até 15 de setembro

Agende sua visita: (12) 9 8195-0786 ou e-mail: ubuntucaragua@gmail.com

Local: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, Martin de Sá – Caraguatatuba

Outros contatos: @espacohartat e https://carlocury.blogspot.com



· Roda de Conversa ‘Paleteado - Um jeito especial de fazer cerâmica’ – com Máyy Koffler

Data: 20 de junho (terça-feira), às 14h30

Entrada gratuita

Local: Videoteca Lúcio Braun - Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro de Caraguatatuba (anexo ao MACC)

Comentários