Recebi como apoio e incentivo ao meu ofício !! Gratidão e forte abraços ao grande ceramista Tácito Fermandes
Recebi como apoio e incentivo ao meu ofício !!
Gratidão e forte abraços ao grande ceramista Tácito Fermandes
Esta semana a nossa Comunidade homenageia um ceramista por quem nutro muita admiração, o Carlo Cury.
Falar do trabalho do Carlo é mergulhar num universo de pesquisa sobre os primórdios da cerâmica no Brasil. O seu projeto Origens, fase I, Nativos, é uma bela introdução à cerâmica arqueológica, desde o Núcleo de Arqueologia de Jacareí, até as técnicas de modelagem tapajônica e marajoara, em Santarém, PA. E seus estudos não param por aí e atravessam fronteiras em nosso continente, em busca da cerâmica indígena, como na Costa Rica, onde vivenciou a cerâmica Chorotega, no povoado de Guaitil. Também na Costa Rica conheceu as ocarinas, experiência que o fez buscar conhecimento mais profundo sobre a técnica, no curso “Sonidos de América”.
E tudo isso é apenas um pouco do que este artista e pesquisador ávido por conhecimento, tem feito e que se reflete no seu trabalho, com sua produção por temáticas, como o projeto Origens, que aborda os fazeres em cerâmica dos negros, índios e caiçaras, e o projeto de Arte Sacra, que o remete à sua infância na cidade de Piraju, SP. E como não poderia deixar de faltar ao pesquisador ávido que é, para este projeto ele vivenciou oficinas de aprimoramento na arte sacra barroca com ninguém menos que o nosso querido mestre Wandecok Cavalcante.
E tudo isso pode ser visto em suas aberturas de forno, em seu atelier, na belíssima região de Caraguatatuba, SP. O movimento cerâmico que o Carlo provoca na região tem reflexo no trabalho de todo ceramista que busca na pesquisa e no estudo o aprimoramento de suas técnicas e no conhecimento do seu ofício. Foi emocionante mergulhar nesta pequena pesquisa sobre o trabalho desse ceramista fabuloso. Abração, Carlo! Mó orgulho, visse.
Comentários
Postar um comentário