Retábulos





O Projeto Retábulos busca recuperar o sagrado que existe em cada artista. Essa manifestação divina não necessariamente é uma experiência religiosa. Constitui uma necessária prática de se religar com o mundo, possível de acontecer em diversas manifestações, que vão desde as origens de cada um até a devoção ao próprio trabalho.
A liberdade de estabelecer o que cada relicário comporta aponta para a maneira de relação do artista com o mundo e a maneira como o interpreta, tanto enquanto pessoa como enquanto criador visual. Dessa maneira, o retábulo funciona como a expressão de uma percepção da realidade.
Um projeto como este estimula as conversas do artista com sua própria existência e entre os participantes. Desse processo, resulta a comunicação com o público, pois a narrativa que cada relicário comporta se cristaliza no momento em que ele dialoga com o indivíduos que veem o retábulo e com ele estabelecem a sua troca.
As relíquias sagradas de cada artista que participa do projeto ganham, assim, um novo valor quando ganham o espaço público. O maravilhoso da arte está justamente no encanto do momento em que o individual se torna universal. Dessa maneira, o sagrado pessoal ganha uma nova dimensão, atingindo a tudo e a todos, com força, mas sem perder a sutileza!
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Comentários