"Testemunho de Religiosidade"



A Religiosidade, marcada na memória e em algumas edificações, templos religiosos, históricos e na imaginária sacra, está sendo reinventada por mãos de artistas nos dias de hoje.

A exposição itinerante Testemunho da Religiosidade, surgiu do envolvimento e da sensibilidade do Ceramista Carlo Cury, a partir da visita à cidade de Cusco, no Peru e da percepção da relação entre as festas religiosas daquele lugar com as nossas celebrações. Esta interface com os moradores do Peru, pontualmente, na tradição de “vestir” as cruzes e imagens de santos com mantos bordados, ricamente ornamentadas com coroas, resplendores, broches e mesmo cabelos, direcionou a montagem desta exposição.

A esse “fazer” religioso, manifestação da devoção e alegria, sentimento de pertencimento despertou a tentativa de retratar essa “atmosfera”. Assim, algumas pessoas foram convidas a vestir as imagens criadas, ofertando mantos e ornamentos, bordados com a emoção de cada um.

Bordadeiras profissionais ou simples devotos interagiram então com as obras, dando formato final às imagens sacras que compõem esta exposição.

Nossos canais sensoriais não são desconexos, de tal modo, que a exposição Testemunho da Religiosidade, Anjos, Santos e Cruzes, nos leva a perceber a emoção e conhecimento, criação e pesquisa que foram as ferramentas centrais que envolveram os artistas e pretendem envolver o público.




Texto Rosangela Dias Ressurreição - Prof. Historiadora









Comentários