Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba






#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante apresentação do projeto dentro do espaço Hartãt, com integrantes do Ubuntu e professores da rede municipal (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Na última semana, o grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, formado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, anunciou uma nova parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Educação e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que resultará em um trabalho colaborativo entre o grupo e escolas da rede municipal de ensino durante as aulas de artes.

Durante o lançamento, o Ubuntu recebeu 17 professores de artes da rede municipal, que participaram de um workshop e uma imersão cultural junto ao acervo indígena Hartãt, espaço voltado à exposição de réplicas de artefatos arqueológicos e peças confeccionadas por diferentes etnias brasileiras.

De acordo com Carlo Cury, o projeto consiste na elaboração de um conjunto de caixas surpresa que trarão consigo os saberes e fazeres artesanais, um pouco dos ritos e lendas tradicionais.

Cada artista do grupo, mais os artistas convidados Kadu Lopes Gravato e Daniela Terracine, serão responsáveis pela elaboração de três caixas, que serão construídas a partir de técnicas em cerâmica e outras diversas. As 16 escolas participantes também elaborarão uma caixa cada, estando o grupo à disposição dos docentes para tirar dúvidas e auxiliar na montagem dessas peças únicas, que trarão temas diversos e culminarão em uma grande exposição, com inauguração prevista para o aniversário da cidade em abril de 2023, na sede da Secretaria de Turismo.

Para Tiago Augusto Brandão, professor da rede municipal de ensino, especialista em Arte-Educação e em Curadoria de Museus, participar deste intercâmbio cultural com o Ubuntu é de extrema importância, pois, “traz a ampliação do repertório cultural material e imaterial dos educandos, além de resgatar nossas tradições enquanto povo brasileiro, inserido dentro de um contexto sociocultural”, disse.

Cury explica que a ideia inicial do grupo era realizar a exposição dessas caixas de saberes e fazeres em parceria com a Secretaria de Turismo no aniversário da cidade, porém, perante tamanha importância do projeto, a secretária da pasta, Maria Fernanda Gonçalves Galter Reis, o incentivou a estender a parceria também à Secretaria de Educação, que de prontidão abraçou a ideia, assim como a FUNDACC, parceira de longa data do Ubuntu.

Em 2023, após sua inauguração, a exposição irá circular pelas 16 escolas participantes e também pelas Oficinas Culturais da FUNDACC, o que para a presidente Silmara Mattiazzo,“é uma enorme oportunidade para estimular nossos alunos e professores quanto ao fomento dos saberes e fazeres da cultura tradicional, além de valorizar e divulgar o trabalho dos nossos artistas”. A exposição também entrará em exibição no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba no fim do ano.






Comentários