Espaço Hartãt Acervo Indígena celebra nova estação com a mostra ‘Florescer da Primavera: Povos Originários’










O Espaço Hartãrt Acervo Indígena dá as boas-vindas à nova estação com mais um desdobramento artístico, a exposição ‘Florescer da Primavera: Povos Originários’, que traz peças das etnias Tikuna, Krahô, Kadiweu, Zoé e Kinikinawa, oriundas dos estados do Pará, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

A abertura oficial da mostra ocorre nesta sexta-feira, 22 de setembro. A visitação pode ser feita gratuitamente de segunda a domingo, mediante agendamento prévio com o artista plástico e ceramista Carlo Cury, curador do acervo.

Dentre as peças originais expostas em ‘Florescer da Primavera: Povos Originários’, estão tecnologias como: máscaras, cerâmicas e ornamentos, adquiridos por Cury durante viagens feitas por estados brasileiros ao longo dos anos.

Para agendar visitas, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (12) 9 8195-0786. Mais informações sobre o acervo podem ser obtidas também pelo e-mail: ubuntucaragua@gmail.com



Sobre o Espaço Hartãt

Inaugurado pelo artista plástico e ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Luiz Dias, em 9 de agosto de 2022, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o acervo Hartãt conta com mais de mil peças de 56 etnias, das 305 que foram catalogadas no Brasil, bem como peças de etnias e culturas de outros países da América Latina, como: Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, Nicarágua e México.

Dentre as peças, existem obras originais feitas pelos indígenas e algumas réplicas produzidas a partir de estudos de arqueologia por mestres ceramistas e pelo grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, ao qual Cury integra junto às artistas plásticas Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná.

A cada três meses, nos solstícios e equinócios, um novo recorte do acervo é apresentado na ‘Grande Maloca’.

O acervo conta também com um pedido de tombamento junto ao Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC), para que seja reconhecido como bem de valor histórico e cultural para o município, de forma a ser preservado para a população e gerações futuras.

#cultura
#indigena
#carlocury
#Espaçohartãt
#PovosOriginarios
#fundacc


Comentários