A exposição pesquisa e trabalha diversos olhares de um mergulho no universo denso, profundo e fascinante da pluralidade da cerâmica dos povos originários da América Latina. São assim reunidas peças indígenas que envolvem questões sonoras dentro de uma perspectiva arqueológica.
É possível assim conhecer criações que podem ser utilizadas como buzinas, apitos e tambores tanto dos Kaingang quanto das tradições amazônidas, bem como de culturas Pré-hispânicas. A partir de pesquisas em livros e em viagens pelo Brasil e América Latina são apresentadas cópias desses objetos em medidas próximas das exatas.
Queimadas a 1000 graus, as peças são expostas com o intuito de levar ao público formas que ficariam perdidas no tempo sem esse tipo de reconstituição, pois cada peça tem uma sonoridade resultante de uma tecnologia própria e diversa que fascina à medida que seus aspectos são (re)descobertos.
Oscar D'Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.
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